quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sobre Decepção



Decepção ou desilusão é o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam.

É semelhante ao arrependimento, mas difere deste na medida em que o arrependimento está focado nas escolhas pessoais que levaram a um resultado negativo, enquanto que a decepção está focada no próprio resultado.

Geralmente está associada com a tristeza e com a frustração . A intensidade da decepção é proporcional ao tempo, valor simbólico e intensidade da expectativa.

Referências Wikipédia

Eu prefiro pensar que só nos decepcionamos se quisermos. Vejo da seguinte forma: Todos nós seres humanos somos passíveis de erro, portanto errar faz parte da nossa essência. Tudo vai depender, creio eu de como esse erro é encarado, até que ponto ele prejudicará, e por aí vai.

Eu nem sei mesmo como começar a me explicar, pois eu vivo me decepcionando e sei que já decepcionei muita gente, pelo menos acho que não prejudicialmente, talvez tenha decepcionado no sentido de esperarem mais de mim de acreditarem mais do que eu mesma acreditava.

Seguindo pelas definições acima decepção é insatisfação que SURGE quando há expectativas, isso quer dizer que quem cria expectativa somos nós... Então, decepção também certo? De qualquer forma o meu maior medo sempre foi e ainda é o de decepcionar minha mãe, sei que já desapontei várias vezes, mas e ela? Sim, filhos também se decepcionam com as mães, pais, irmãos etc. Esperamos de mais deles e vice versa.

Como se livrar das decepções? Será um problema de ansiedade, de querermos que alguma coisa se realize que aconteça? Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos fazer? O que nos leva a crer que as pessoas farão o que esperamos? Será que existem pessoas mais suscetíveis a decepções que outras?

Alguns registros de pessoas famosas...

Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!” Bob Marley

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” Confúcio


“A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos.” Jair Cunha


Acreditar no próximo é a forma mais eficaz de cultivar a amargura facultada pela decepção.”

O Ilusionista


"Abençoado é o homem que nada espera, pois ele nunca se decepcionará." (Alexander Pope).




Nenhum comentário:

Postar um comentário